Skip to main content

Molho de tomate caseiro


500 g de tomates maduros
1 cebola pequena
1 cenoura pequena (para retirar a acidez do tomate)
1 pedaço de aipo (opcional)
sal a gosto
4 colheres de sopa de azeite
folhas de manjericão

Preparo:
Leve em uma panelinha funda o azeite com a cebola, o aipo e a cenoura picadas para dourarem.
Coloque os tomates sem as sementes e picados, o sal e o manjericão e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que o tomate fique cozido, o que leva uma meia hora, 20 minutos. Mexa de vez em quando para não se queimar. O molho pode pular, por isso deverá ficar em panela tampada ou semi tampada.
Ele tem que ficar com uma consistência grossa, se ficar muito aguado (depende do tomate), volte o molho coado pra panela e deixe cozinhar mais um pouco em fogo baixo.

Dica: essa receita pode ficar grossa com pedaços de tomate, se você preferir um molho mais fino pode bater os tomates no liquidificador sem as sementes e sem a pele antes de por na panela e o tempo de cozimento será menor de 6 minutos mais ou menos.
O ideal é fazer somente a quantidade que for utilizar, se caso sobrar molho você pode congelar, mas não por muito tempo.

O tomate é considerado um alimento ácido, tem pH entre 4 e 4,5. Se você não puder consumir esse tipo de alimento fique atento, sempre utilize ingredientes recomendados caso haja alguma restrição na sua alimentação.

Bom apetite!

Imagem: Google

Comments

Popular posts from this blog

Suco de acerola

Você sabia? Original do México, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, além de favorecer o corpo com proteínas e fibras funcionais. O seu sabor é acido, mas sutilmente doce, o que leva muitas pessoas a se apaixonarem pela fruta. Os benefícios da acerola envolvem tratamento de inflamações intestinais e doenças de forma geral. Dentre os contribuintes pelas ações positivas da acerola, podemos destacar para que serve a fruta, já que possui porção de vitaminas A e C, além de ácido fólico, riboflavina B2 e Niacina. Dentre os minerais, podemos destacar o Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio e Cobre. As fibras alimentares podem impulsionar o funcionamento geral do sistema digestório, apoiando a eliminação das substancias que não são convenientes para a saúde geral do corpo. Confira uma receita bem simples de suco de acerola. Você vai precisar de: 1 copo de acerolas lavadas (250 ml) 1 copo de água (250 ...

Suco de maracujá com banana

Você vai precisar: 1 banana nanica 1 maracujá  1 ½ copos de água.  Preparo: Bata tudo no liquidificador e coe. Use açúcar a gosto se achar necessário. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte : www.dicasdemulher.com.br

Suco de melão com abacaxi

Você vai precisar:  ½ abacaxi ½ melão  1 kiwi com  ½ copo de água. Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte: www.dicasdemulher.com.br