Skip to main content

Pão de madioquinha (sem glúten)


Você vai precisar de:
5 mandioquinhas salsa
3 e 1/2 xícaras de água fervente (700 ml)
1 e 1/4 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
1 colher de chá rasa de sal marinho
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo
Descasque e pique as mandioquinhas e leve para cozinhar com a água fervente por 15 minutos com a tampa semiaberta.
Deixe esfriar um pouco e coloque em uma vasilha. Amasse com as mãos e vá colocando o restante dos ingredientes com a mandioquinha ainda morna. Misture bem adicionando aos poucos a água do cozimento, até que a massa não grude mais nos dedos.
Modele bolinhas de tamanho médio e coloque em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Leve ao forno em 230° C, preaquecido e asse por cerca de 40 minutos.

Bom apetite!

Você Sabia?
O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte, ele é responsável pela elasticidade das massas, o que faz o pao crescer.
Mas quem realmente precisa retirar o glúten da dieta são os pacientes celíacos. A doença celíaca é uma desordem autoimune, uma condição crônica, que afeta principalmente o intestino delgado. É uma 'intolerância' permanente ao glúten.
Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos às vilosidades intestinais responsáveis pelo revestimento e absorção de nutrientes no intestino delgado.
"Para os celíacos, quando o glúten chega ao intestino delgado, ocorre um processo inflamatório, levando à destruição das vilosidades (pequenas saliências) da parede do intestino. Esse problema pode apresentar vários sintomas severos, como diarreia, fraqueza, perda de peso em virtude da má absorção de nutrientes e anemia", explica Bela Gil, chef e nutricionista formada pela Hunter College de Nova York.

Fonte: www.gnt.globo.com

Comments

Popular posts from this blog

Suco de acerola

Você sabia? Original do México, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, além de favorecer o corpo com proteínas e fibras funcionais. O seu sabor é acido, mas sutilmente doce, o que leva muitas pessoas a se apaixonarem pela fruta. Os benefícios da acerola envolvem tratamento de inflamações intestinais e doenças de forma geral. Dentre os contribuintes pelas ações positivas da acerola, podemos destacar para que serve a fruta, já que possui porção de vitaminas A e C, além de ácido fólico, riboflavina B2 e Niacina. Dentre os minerais, podemos destacar o Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio e Cobre. As fibras alimentares podem impulsionar o funcionamento geral do sistema digestório, apoiando a eliminação das substancias que não são convenientes para a saúde geral do corpo. Confira uma receita bem simples de suco de acerola. Você vai precisar de: 1 copo de acerolas lavadas (250 ml) 1 copo de água (250 ...

Suco de maracujá com banana

Você vai precisar: 1 banana nanica 1 maracujá  1 ½ copos de água.  Preparo: Bata tudo no liquidificador e coe. Use açúcar a gosto se achar necessário. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte : www.dicasdemulher.com.br

Suco de melão com abacaxi

Você vai precisar:  ½ abacaxi ½ melão  1 kiwi com  ½ copo de água. Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte: www.dicasdemulher.com.br