Skip to main content

Descumpra o poder da Camomila, ansiedade, hiperatividade, ulceras e muito mais.


Benefícios e Propriedades do Chá de Camomila
Diminui a hiperatividade;
Ajuda a acalma e a relaxar;
Alivia o estresse;
Auxilia no tratamento da ansiedade;
Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
Ajuda a aliviar o enjoo;
Alivia cólicas menstruais;
Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
Acalma e remove as impurezas da pele.

O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

Receitas com Chá de Camomila
Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de Camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para acalmar e relaxar
O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
1 xícara de água.
Modo de preparo:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e, de acordo, com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

2. Chá para tratar a má digestão e combater os gases
O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:

1 colher de chá de Camomila seca;
1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
1 colher de chá de mil-folhas;
1 colher de chá de raiz de alteia picada;
1 colher de chá de filipêndula;
500 ml de água fervente.
Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

3. Chá de Camomila para refrescar os olhos cansados e inchados
O chá de Camomila seca com sementes de funcho esmagadas e com flor de Sabugueiro seca quando aplicado nos olhos ajuda refrescar e a reduzir o seu inchaço.

Ingredientes:

1 colher de sopa de Camomila seca;
1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
1 colher de sopa de sabugueiro seca;
500 mL de água fervente.
Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 10 minutos, coar e colocar no frigorifico.

Este chá deve ser aplicado nos olhos usando uma flanela umedecida, aplicada sobre os olhos fechados durante 10 minutos sempre que for necessário. Além disso, este chá também pode ser usado para ajudar a tratar infecções vaginais, para acalmar e reduzir a inflamação da pele em casos de irritação, eczemas ou picadas de insectos ou pode ainda ser usado para tratar a psoríase.

4. Chá de Camomila para acalmar a dor de garganta
O chá de Camomila seca também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido ás suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

1 colher de chá de flores secas de Camomila;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:

Adicionar a Camomila a uma xícara com água fervente e deixar repousar até esfriar. Este chá deve ser usado para gargarejar a garganta, e pode ser usado sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado para facilitar a cicatrização de gengivites e de estomatites.


5. Chá para acalmar o enjoo

O chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.


Ingredientes:


1 colher de chá de camomila seca (matricaria recutita)
1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:


Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém durante a gravidez deve-se garantir que está tomando chá de camomila (matricaria recutita) porque esta planta pode ser usada de forma segura na gravidez, enquanto que o tipo de camomila-romana (Chamaemelum nobile) não deve ser consumido na gravidez porque pode causar contração uterina.


6. Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.


Ingredientes:


6 colheres de chá de flores de Camomila;
2 litros de água fervente.
Modo de preparo:


Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.


O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.


Além disso a camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura. Quando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Comments

Popular posts from this blog

Suco de acerola

Você sabia? Original do México, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, além de favorecer o corpo com proteínas e fibras funcionais. O seu sabor é acido, mas sutilmente doce, o que leva muitas pessoas a se apaixonarem pela fruta. Os benefícios da acerola envolvem tratamento de inflamações intestinais e doenças de forma geral. Dentre os contribuintes pelas ações positivas da acerola, podemos destacar para que serve a fruta, já que possui porção de vitaminas A e C, além de ácido fólico, riboflavina B2 e Niacina. Dentre os minerais, podemos destacar o Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio e Cobre. As fibras alimentares podem impulsionar o funcionamento geral do sistema digestório, apoiando a eliminação das substancias que não são convenientes para a saúde geral do corpo. Confira uma receita bem simples de suco de acerola. Você vai precisar de: 1 copo de acerolas lavadas (250 ml) 1 copo de água (250 ...

Suco de maracujá com banana

Você vai precisar: 1 banana nanica 1 maracujá  1 ½ copos de água.  Preparo: Bata tudo no liquidificador e coe. Use açúcar a gosto se achar necessário. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte : www.dicasdemulher.com.br

Suco de melão com abacaxi

Você vai precisar:  ½ abacaxi ½ melão  1 kiwi com  ½ copo de água. Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe. Sirva com gelo. Bom apetite! Fonte: www.dicasdemulher.com.br